Palestra no DHb: "A World of Plankton (Um planeta de plâncton)"

Hugo Sarmento (UFSCar) e Stefan Bertilsson (Universidade de Uppsala - Suécia)

Palestra no anfiteatro do DHb, no âmbito da Semana da Biologia, com a participação do Prof Stefan Bertilsson da Universidade de Uppsala (Suécia):

A World of Plankton (Um planeta de plâncton)

Hugo Sarmento e Stefan Bertilsson – UFSCar São Carlos / Universidade de Uppsala (Suécia)

Local: Anfiteatro DHb, Quarta-feira 11 de Maio, 15h

Além de serem os primeiros organismos vivos no planeta (e únicos durante milhões de anos de evolução), os microrganismos são o motor do planeta. Cada litro de água do mar está repleta de milhões de microrganismos, vírus, bactérias e protistas, ultrapassando todos os metazoários multicelulares em abundância, biomassa, atividade metabólica e diversidade genética e bioquímica. Os microrganismos desempenham um papel essencial em praticamente todos os ciclos biogeoquímicos globais. Por exemplo, metade da fotossíntese do planeta é realizada nos oceanos, por microrganismos. Ao contrário dos animais e plantas, que na sua grande maioria podem ser identificados a olho nu, a real diversidade microbiana não pode ser identificada com base na morfologia. Este argumento é válido tanto no caso dos procariotos, como na maioria dos protistas eucariotos dentre os quais a existência de espécies crípticas é uma característica generalizada. Justamente estes microrganismos constituem o maior conjunto de diversidade genômica e metabólica (funcional) que apenas começamos a explorar.